Vereador

Mauricio Tutty

Acompanhe as ações, projetos e notícias do mandato
#VamosJuntos

Há muita água para rolar: audiência pública dá início a debates sobre alagamentos em Pouso Alegre



A audiência pública da última quarta-feira (20), que deveria debater os alagamentos no centro da cidade acabou se desdobrando numa série de outros problemas, que devem ser pensados e analisados pelas devidas repartições públicas a que competem. De concreto, a população ouviu que algumas medidas paliativas serão tomadas pela administração, mas, para que a solução seja definitiva, só com trabalho em longo prazo.
Foi essa incerteza temporal, citada, sobretudo, na fala do senhor Carlos Acácio Pereira, participante que representava a Copasa, que assustou o vereador Maurício Tutty. Relator da comissão que organizou a audiência, ele admitiu se esforçar para não sair chocado ao final da reunião, pois tem dificuldades em entender como a concessionária não conseguiu atender a expectativa dos moradores e comerciantes em mais de uma década. O representante do Partido Verde enfatizou que é preciso tomar ações de ordem preventiva e rápidas, “porque senão vamos passar mais oito anos debatendo essas mesmas questões e eu não quero ser companheiro de um grupo que demore nas soluções”. Tutty concluiu comentando sobre seus três anteprojetos encaminhados ao Executivo e disse que vai trabalhar em outro cuja drenagem seja assunto primordial.  

"Quanto tempo ainda teremos que esperar? Mais 16 anos?" - vereador lamenta demora em melhorias dos serviços prestados pela Copasa.
Apesar de a discussão ser planejada para tratar da área central da cidade, moradores de bairros como o Fátima, Árvore Grande e adjacências e Colina Verde também se pronunciaram na tribuna. Eles comentaram que, além das enchentes, há problemas com esgoto a céu aberto e refluxo das redes em diversos pontos das comunidades.

Atencioso, o vereador Maurício Tutty cedeu seu microfone ao morador Fábio Borges. Pedindo licença aos presentes, ele disparou uma série de ideias práticas que, a seu ver, poderiam solucionar ao menos o mau cheiro das ruas. A fala do pouso-alegrense roubou a cena e pautou os comentários finais dos participantes da audiência.

Por sua pasta, o secretário de Trânsito e Transporte disse que, num trabalho conjunto com a Defesa Civil, eles podem saber com certa antecedência o volume de chuvas previsto, o que dá tempo para mobilizarem os agentes de trânsito e traçarem uma rota alternativa no tráfego, desobstruindo as vias que enchem d’água.

No Desenvolvimento Econômico, o secretário Raphael Prado afirmou que estão trabalhando num projeto para isentar do pagamento de IPTU àqueles que sofrerem prejuízos com as cheias. O projeto já existe para pessoas físicas e deve ser reformulado para melhorar a execução.

Wellington Oliveira, do setor de Relações Públicas, estabeleceu ações a curto, médio e longo prazo, opinião compartilhada também pelo secretário de Obras que ainda destacou o fato de Pouso Alegre ter crescido exponencialmente, o que demanda uma grande alteração nas suas redes pluviais e galerias.

A audiência pública contou com a participação dos vereadores Braz Andrade, Dulcinéia Costa, Flávio Alexandre, Hamilton Magalhães, Mário de Pinho e Wilson Tadeu Lopes. Representantes do CREA, Copasa e Princesa do Sul também estiveram presentes. 

A Comissão de Administração Pública é formado pelo vereador Hélio Carlos - presidente, dr. Paulo - secretário e Maurício Tutty - relator. 

Acompanhe também no site da Câmara, aqui

Veja o pronunciamento do vereador, no canal do Youtube, aqui.

Compartilhe:

OPINE AQUI

    Comentários

0 comentários :

Postar um comentário